O envelhecimento é uma fase cheia de desafios, mas também de oportunidades para redescobrir ou descobrir novos hobbies e habilidades. E uma delas pode ser a arte. Existem muitos benefícios atrelados a práticas artísticas, e a arteterapia é uma terapia complementar muito explorada nos tratamentos de condições que afetam a cognição humana.
![Grupo de idosos em uma sala de artes pintando quadros em cavaletes e telas](https://static.wixstatic.com/media/a26e01_53e46781809a47b29a2c0623a9368c06~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_535,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a26e01_53e46781809a47b29a2c0623a9368c06~mv2.jpg)
Por que a arte pode ser uma ferramenta poderosa?
À medida que envelhecemos, a necessidade de manter a mente ativa aumenta, pois uma mente ativa é fator protetivo contra doenças ou condições degenerativas, muito comuns na terceira idade. A arte, em suas diversas formas — pintura, música, dança, teatro, entre outras — oferece um canal único para que os idosos se conectem consigo mesmos e com o mundo ao seu redor, além de promover conexões neurais importantes para manter as habilidades cognitivas em dia. Além disso, atividades criativas podem:
Estimular a mente e a cognição: atividades artísticas, como pintar, escrever ou até mesmo resolver quebra-cabeças, desafiam o cérebro de maneira divertida e envolvente. Isso ajuda a melhorar a memória, a atenção, coordenação motora fina, criatividade e auto expressão, além de prevenir o declínio mental.
Aumentar a autoestima e a confiança: criar algo com as próprias mãos ou simplesmente se expressar artisticamente pode aumentar significativamente a autoestima das pessoas. Isso porque a arte é uma forma de autoafirmação e empoderamento, mostrando que suas habilidades e talentos, ainda que não sejam grandes pintores renomados. A expressão artística é inerente do ser humano e, muitas vezes, precisa ser externalizada.
Promover o bem-estar emocional: a prática de atividades criativas oferece uma válvula de escape para a expressão de sentimentos e emoções. Para muitos idosos, a arte se torna uma maneira de lidar com questões emocionais, como a saudade, o medo ou até a solidão. Além disso, atividades como a música e a dança têm o poder de melhorar o humor e proporcionar momentos de alegria.
Fomentar a interação social: participar de oficinas de arte ou grupos criativos também é uma excelente oportunidade para os idosos se conectarem com os outros. O trabalho coletivo cria laços de amizade, estimula o planejamento e execução de projetos em conjunto, além de momentos de prazer e socialização.
Melhorar a coordenação motora e a saúde física: atividades artísticas como a escultura, a dança e a cerâmica também podem contribuir para a melhora da coordenação motora e da mobilidade. Elas ajudam os idosos a manterem-se ativos fisicamente, sem a pressão de atividades excessivamente intensas, mas com grandes benefícios para o corpo.
![Grupo de idosos em uma sala de artes pintando quadros em cavaletes e telas](https://static.wixstatic.com/media/a26e01_4cad88edcdff4d72bb2c6c3c2a39d1a4~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_535,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a26e01_4cad88edcdff4d72bb2c6c3c2a39d1a4~mv2.jpg)
Benefícios da arte para o envelhecimento saudável
Incorporar atividades artísticas na rotina diária traz benefícios que vão muito além do simples passatempo. A arte e a criatividade ajudam a manter a mente e o corpo ativos, promovem o bem-estar emocional e incentivam a socialização e auxiliam na regulação emocional de todos seus praticantes. Faz toda diferença no envelhecimento saudável e feliz de quem você ama.
Comments